Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


            { SOS MATA ATLÂTICA }
A SUCUPIRA IMPONENTE E O VENTO      IMPETUOSO
Era uma vez há muitos anos atrás uma sucupira, era uma remanescente da tão destruída, maltratada, desprezada e depredada Mata Atlântica. avegetação densa viçosa que já ocupou quase toda costa Brasileira com varias espécies ameaçada de extição,era uma sucupira imponete que  Nasceu e se criou na Serra do Mar, cresceu bastante tinha uma vida tranqüila. Todos os anos davam muitas flores e sementes que geravam seus descendentes, era também alimentação preferida de algumas espécies de pássaros. Até que em uma tarde fatídica do mês de novembro do ano 1755 surgiu um vento muito impetuoso sobre sua copa, que estava carregada de sementes prontas para morrerem e nascerem novamente, o vento sussurrou na copa da sucupira.  Vou levar todas vocês sementes pra bem longe daqui, mas elas se seguraram firme nos galhos, mas não teve jeito. O vento sacudia a copa de leste o oeste de norte a sul, enfim girava pra todos os lados como se fosse um carrossel, até que as sementes não suportaram mais aquela sucção do vento impetuoso e se se soltaram e foram trazidas pelo rodamoinho, passaram por sobre são Bernardo do Campo, Santo André até que chegaram as colinas do Parque do Carmo. Lá o vento soltou todas as sementes e estas se esparramaram pelo chão e morreram.  Após 03 dias começaram a germinar, renascer para uma nova vida, nasceram várias sementes, dentre todas uma se destacou e cresceu majestosamente. Logo começou a dar frutos para alimentar os pássaros, fertilizou a terra de quem gostava tanto, viveu ali muitos anos feliz até que o mesmo vento depois de 260 anos sobrevoando o mundo todo, resolveu voltar para tirar o sossego da sucupira impetuosa que a essa altura já era uma senhora árvore muito exuberante carregada de flores e sementes.
Na tarde de 25 de novembro de 2015 às 14 horas ele chegou nas colina do parque do Carmo encontro uma mata preservada com várias espécies.  O vento escolheu a sucupira para fazer sua maldade, sobrevoou a copa uivando, desta vez não quero só suas sementes, quero também sua vida já que ninguém se importar com você!
-É claro que tem gente que se preocupa com nós árvores!
-Você está de brincadeira.  Quem se importa com vocês? Vai me dizer que é o senhor prefeito o Sr. Fernando Haddad?!
-Você é muito otimista o Sr. prefeito Fernando Haddad está no gabinete lá no Viaduto do Chá e nem sabe que você existe!   
-Lá vem você novamente me perturbando, não vou a lugar nenhum com você seu mal humorado!
_ Você não está em condição de se negar a ir comigo, suas raízes estão quase todas corroídas pelos copinhos e o desprezo das autoridades deste parque, que nem estão nem aí com vocês.  Se eles estivessem cuidado de bem você eu não me atreveria derrubá-la agora mesmo. Muito maior do que você é o planetário com aquela cúpula enorme o Sr. prefeito nem o Sr. secretário da cultura não viram ,imagine você um arvore insignificante.  Salvar árvores não rende voto.   Onde estão os engenheiros botânicos deste parque?
-Está bem, então tente me tirar daqui, eu estou enraizada nesta colina há 260 anos e não é qualquer ventinho chulé que vai me tirar daqui dizendo estas palavras.
A sucupira se segurou no chão com toda a força possível!
-Então vamos ver quem é mais forte,Só este ano eu já arranquei mais de 600 colegas sua e não é uma sucupira com as raízes todas corroídas pelas autoridades da secretaria do meio ambiente municipal, que vai me impedir de arrancá-la desta colina .  Abraçou a Copa da sucupira imponente, chacoalhou-a pra todos os lados deixando a mesma exausta pela turbulência do visitante indesejado. Suas raízes quase todas corroídas pela incapacidade administrativa.
Como já falei ninguém está nem aí com as árvores centenárias da tão desprezada Mata Atlântica.
 Ela lutou bravamente, mas não suportou aquele visitante truculento e malvado. Após 10 minutos de luta ingloriosa não teve alternativa a não ser tombar sobre 02 lindos pés de goiabeira, que era morada favorita dos sanhaçu, um tipo de  sabiá das laranjeiras.  Os papagaios verdes tinham-na como parada obrigatória, sempre comiam seus frutos suculentos e  desancavam  em seus galhos frondosos para na manhã seguinte começarem  a viajar nas asas do vento. Assim termina a história de uma belíssima sucupira,  imponente da desprezada Mata  Atlântica.
 As árvores estão sendo todas corroídas pelos cupins.
Atenção Sr. prefeito
FERNADO HADDAD O planetário do parque do Carmo continuará fechado até quando?
Já ia me esquecendo, que o senhor não sabia de nada,  então onde está seu secretário ?

{ IMAGEM DO GOOGLE }

 
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 07/02/2015
Alterado em 07/02/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras