Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


 
            O NORDESTE ESTÁ IMPREGNADO  EM  MINHAS  VEIAS
Eu sou nordestino do estado do Ceará, mais precisamente do município de
Assaré, nasci no Sítio São João, em uma noite memorável de 06 de outubro de 1949, era uma madrugada clara, com a lua nascendo prateada atrás da
serra;  iluminando meu pedacinho do sertão e estava quente como sempre é nesta época. 
       O ano depois de nove meses no ventre de minha saudosa mamãe, finalmente chega o grande dia  de conhecer toda aquela gente humilde, mas de muita dignidade. 
       Não demorei muito para vir ao mudo, naquela região tinha-se o costume de quando uma criança nascia toda região era avisada através de uma salva de tiro, esse era o telefone do sertão, tinha um código entre as famílias que dava pra saber se era menino ou menina.
A arma usada é conhecida pelos sertanejos como bacamarte ,não é o bacamarte do livro do  Machado de Assis,aquele era o Simão bacamarte!
O bacamarte era carregado com pólvora seca ,com uma bucha de corda que quanto mais socada mais o estampido era forte.  Cabia ao pai  da criança dar esta salva de tiros,se fosse um menino o pai dava uma série detrês tiros,se fosse menina eram dois tiros,que estremeciam a serra.
Quando o dia amanhecia a  casa se tornava uma festa com direito a tomar "umas pingas" a famosa cachimbo,  mijo de recém nascido.
Os avós paternos logo cedinho vieram ver a façanha que o filho tinha aprontado, portanto, estava obedecendo a um mandamento de DEUS: crescei emultiplicai enchei toda a terra.
Eu já era o oitavo filho,o nome do meu avó era Laurentino,mais todos meus irmãos e primos chamavam meu  avó carinhosamente de pai tino, e minha saudosa vovó  de mãe nenê; ela era uma linda mulher descendente de português, tinha os cabelos castanho claro, os olhos esverdeados,ela tinha mais de um metro e oitenta de altura,já meu avô não tinha mais que um metro e sessenta de altura,um legítimo descendente de africano,  mais provavelmente de Moçambique. Eles migraram do estado de alagoas para oestado de  Pernambuco,depois para o estado do Ceará ,onde nasceram todos os filhos, meu pai como era um dos mais velhos, era muito consultado pelo meu avô, não conheci meus avós maternos gostaria muito de tê-lo conhecido,  os pés de juazeros  estava todo florido com suas belíssimas flores minúsculas.
       Super perfumadas, os pássaros faziam festa, os canários da terra, os sabiá de laranjeira, os graúnas, as rolinhas fogo pago, faziam uma cantoria harmoniosa, como em uma sinfonia de Betoven.
Aquela manhã ficou eternizada em minha memória, é impossível esquecer! Pra mim foi ontem, mas já faz 65 anos, portanto eu quero agradecer a DEUS por mais um ano de vida, nesta segunda-feira 06 de outubro de 2015,é um dia muito especial estou  comemorando 65 anos de muita alegria,com saúde física e mental
! {
OBRIGADORMEU DEUS }

 
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 05/10/2014
Alterado em 05/10/2016
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras