Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


ROMÃO GRAMACHO E OS LOBISOMES DO SERTÃO BAIANO
Histórica cidade remota, primitivo assentamento de Bandeirantes erguido em uma área habitada originalmente por Índios da tribo dos Paiaíás.  Esse assentamento converteu-se mais tarde em um povoado sobre administração de Jacobina, denominado arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome saúde deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos Águas era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam.  Entre os bandeirantes estava  Romão Gramacho, esse era garimpeiro, Que explorava ouro no leitos dos rios da região nos anos  de 1914.  Chegou as margem do rio paiaíás,  uma região remota do sertão baiano,   um rio de águas cristalinas.  Romão Gramacho achou por bem montarem um acampamento naquele lugar.  Havia alguns homens doentes, portanto precisava de cuidados especiais.  Foi quando percebeu que os doentes que  bebiam das águas do rio ficavam completamente curados em dois ou três dias.  Então resolveu fundar um povoado naquele lugar  e deu -se o nome de saúde por conta das águas milagrosas e ao rio deu-se o  nome rio  Paiaiá em homenagem aos Índios Paiaíás,  que habitavam aquela região.  Os rios Paiaíá rio das pedras e Itapecuru são os principais rios da região. Era uma região muito rica em ouro, encontraram uma grande quantidade desse minério e muitos diamantes.  Com essa descoberta acabou gerando a corrida de ouro que trouxe o progresso e o acampamento  primitivo virou a Vila da Saúde.  Anos depois a cidade cresceu, na verdade ela fervilhava. Haviam garimpeiros vindo de todos os lugares, a cidade cresceu em torno da cachoeira do Paiaíás, hoje temos um lindo balneário que atrai turistas até do exterior que vem a procura das águas santas do Paiaíás. Nos anos 20 foi quando surgiu a primeira aparição de Lobisomens.  Foram 10 anos de transtorno na cidade, principalmente no balneário Paiaíás, nem nas noites de lua nova ninguém se atrevia  a passar no balneário.
Ouviam-se apenas o barulho das corujas, foram os anos dourados dos lobisomens. Os garimpeiros que vinham da maravilhosa chapada diamantina não se atreveriam a chegarem à cidade à noite.  A fama percorreu todas as regiões da chapada do sertão baiano inclusive ao Senhor do Bomfim a nossa querida Jacobina. A notícia assolou toda a região. Até que um dia dois garimpeiros muito corajosos destemidos foram falar com o pároco de Nossa Senhora da Saúde pra saber o que o padre sugeria a eles.
-Meus filhos vocês não vão fazer nada a não ser ficarem em suas casas tomando de conta de suas famílias, pois os lobisomens são seres de outro planeta muito perigosos, eles não podem nem imaginar que na casa de vocês tem menino novo e mulher dando de mamar.
Os dos garimpeiros saíram ainda mais apavorados.  Passaram-se mais 10 anos de sofrimento e terror, todas as noites de sextas- feiras a cidade ficava deserta.  O padre Landoaldo recomendava a todos que  ficassem dentro de suas casas. Naquela noite não foi diferente às 10 horas a cidade já estava deserta, só os cachorros todos em polvorosos latiam.
Os lobisomens atravessavam a cidade de um lado a outro com uma grande capa preta.  A noite ficava dividida entre os latidos da  cachorrada e os uivos daquelas criaturas horripilantes.  As portas e as janelas ficavam todas trancadas e escoradas por dentro para aliviar o medo da população saudense, mas aqueles dois garimpeiros não se conformavam com aquela situação humilhante em que a cidades se encontrava.  Os dois homens de grande coragem chamavam-se: JJ Venâncio e João Renold.  Combinaram de pegar estes  Lobisomens no balneário de Paiaíás.  Afiaram  dois grandes facões  do tipo colin rabo de galo. Carregaram as espingardas lazarinas de groso calibre com bala de chifre de novilha laranja.  Às 20 horas foram ao balneário, passaram pela rua do cemitério. Tinha uma passagem bem estreita e decidiram ficar lá mesmo para tentarem descobri o mistério.  Não demorou muito e viram uma senhora da sociedade saudense se aproximar do balneário. Já ficaram de cabelo em pé.
 - José Venâncio eu sou careca, mas fique de cabelos arrepiados.
-Como se você não tem cabelos?
-É muito difícil de acreditar que esta senhora da sociedade saudense.  Será que ela é a concubina do Lobisomem chefe?
Após alguns instantes uma  breve conversa dos homens escutaram o tropel dos cachorros.  Era mais de cem, cada um com os dentes mais afiados para morderem o bicho.  Quando os cachorros se aproximavam muito da tal criatura ele rodava a capa preta, riscava o chão aí o cachorro recuava um pouco. De repente escutaram o seguinte diálogo:
 -Finalmente chegou meu lobisomem favorito, o meu amado.
-Hoje você demorou por demais para chegar ao balneário. Porque demorou tanto?
-É porque hoje tinham duas beatas velhas me torrando o saco.
-Quando nós vamos embora deste fim de mundo?
- Já faz 20 anos que estou esperando este dia, ultimamente o delegado João Fulgêncio tem me pressionado muito pra dar uma resposta.  Tem 10 anos que eu estou enrolando o miserável, você há de compreender que ele é um homem interessante e eu não sei até quando eu vou resistir aos seus encantos.
-Eu já pedi minha transferência pra capital. Quantas vezes entra bispo e sai bispo e minha transferência que é bom não sai. Lá na capital nós poderíamos morar juntos.  O povo de lá é diferente do daqui, você não precisaria andar de batina como aqui na vila.
-Nós viemos aqui pra nos amarmos ou pra discutirmos o relacionamento?
-Está bem meu lobisomem querido esta noite não falaremos mais nisto!
-Quando o idiota do delegado João Fulgêncio for falar com você dê mais uma desculpa, diga que não nasceu para o casamento!
-Pra você é fácil né, já estou a 10 anos iludindo o idiota e não será fácil dar mais uma desculpa! - Mas não quero falar mais naquele pobre diabo só quero ficar pertinho do meu lobisomem!
Ela estava trajanda com um belíssimo vestido vermelho reluzente e perfumada. Abraçaram-se longamente, beijaram-se, fizeram juras de amor eterno, jogaram pedras nos cachorros, se despiram como dois inocentes e foram para as águas. Diante daquela cena romântica o JJ Venâncio teve uma grande ideia.
- Vamos catar as roupas dos pombinhos e ficamos os aguardando. Os cachorros estavam todos estafados de tanto latirem mas sempre tem um mais tinhoso,  pasaram a latir conosco. Foi quando o padre LANDOALDO caiu na real e viu que tinha caído em uma esparrela danada.
-Quem está aí?
- Somos os garimpeiros  Grapiúna, que fomos a sua casa falar sobre o lobisomem.
-Joguem agora mesmo nossas roupas e sumam os dois imediatamente senão eu vou excomungar vocês agora mesmo.
-Padre você não está em condições de excomungar ninguém o excomungado aqui é você.
-O que vocês querem para abafar o caso?
- Não vamos perder esta oportunidade por nada deste mundo de expulsar da Saúde um padre desavergonhado e uma beata fanfarrona safada.
-Vocês sabem quem são os meus pais?
-Eles vão ficar muito contentes em saber que tem uma filha que é amante de padre transviado de Lobisomem.
-Eu sou a bisneta de Romão Gramacho!
-Ele a esta hora deve estar se revirando no túmulo,  tenho uma bisneta biscante  que namora com um misto de padre meio lobisomem.
 –Você é uma perdida amasiada descarada.é amante de um padre,outro perdido,
-Vocês não podem falar assim com uma dama da sociedade saudense! 
-Isso era antes de cruzarem o nosso caminho, agora você vai sair daqui direto para o bataclã em ilhéus trabalhar com a Maria Machadão.
-Agora você vai ser dama do cabaret bataclã, se tiver sorte arranja um coronel fazendeiro de cacau.  Um daqueles que frequenta o bar Vesúvio do Nassif se não tem que se contentar com o bataclã da cafetina Maria Machadão!
-Vamos, nos deem nossas roupas sujeito,  insolente estamos com frio!
-Eu mesmo assim,  ainda sou uma Gramacho vocês vão me pagar caro por me afrontarem.  
-Oxe oxe você não está em condição de mandar nada aqui.  Quem dá as cartas por aqui agora somos nós.
JJ Venâncio tinha combinado com alguém de confiança que se escutasse o estampido de um tiro deveria avisar ao delegado João Fulgêncio imediatamente.  Mirou a lazarina pra o alto e puxou o gatilho que estremeceu a cachoeira do Paiaíás.  Não demorou muito  e a cachoeira estava cercada pelos comparsas do delegado João Fulgêncio
-Clotilde, finalmente chegou uma autoridade competente para nos livra das mãos deste fanático delegado.
 -Ordene a eles que nos deem nossas roupas! Primeiramente quero saber o que está acontecendo aqui?
 –Delegado João Fulgêncio pegamos o lobisomem imagina quem é?
-Não tenho a menor ideia, é o padre Landoaldo Rahner.
-Estou pasmado!
- O que o senhor está fazendo nesta situação?
-Ah dona Clotilde Werneck Gramacho, não vão me dizer que o casal é Lobisomem?
- É isso mesmo delegado,Por isso todos os dias o senhor ao invés de celebrar a missa ficava pondo medo nos fiéis.   Não queria ser desmascarado, e  a senhora; quem diria hein beata casta Clotilde Werneck Camacho??
 Ainda tem coragem de encher a boca e dizer que é uma dama da sociedade Saudense  e tem que ser respeitada como uma Camacho?
Vamos JJ Venâncio Gutierrez dê as roupas do casal de lobisomem de araque e mandem todos pra delegacia!
- Não delegado delegacia não, por favor, vão nos desmoralizar. Mais do que já estão?
-Eu como autoridade da cidade não posso deixar o casal de lobisomem aqui na Saúde para serem linchados; não queremos sair da cidade. Mesmo assim não tenho alternativa, tenho que preservar a integridade física de dona Clotilde.  Poderia ter sido diferente, quantas noites passei em claro esperado a sua resposta que não vinha nunca, seu coração só ficava ofegante pelo Maledetto Landoldo. Quantas vidas desperdiçadas? Você deixou de ser amada de verdade por causa deste salafrário sempre cruzando meu caminho.  Passei dez anos esperando esta perdida desavergonhada.  
- Desculpe-me João eu não te amo, meu coração é do Padre Landoldo!
- Está bem, não quero ouvir falar neste canalha eu bem que poderia jogar este patife para as feras, mas tenho que ser profissional eu não sou obscuro como este padre de araque.
As beatas e os coronéis ficaram bastante contentes em desmascararem esta dupla de  farsantes!
–Sargento Josadilson Lorenzo o senhor tem tudo para se vigar deste canalha e ainda vai dar guarida a eles?
- como dizia são Francisco,Tenho sabedoria para aceitar aquilo que não pode ser mudado e tenho também sabedoria para mudar aquilo que pode ser mudado, o que está feito está feito e ponto final! Não tem volta nem se discute, mas vamos ao que realmente interessa.
-Lobisomem? Já não será mais chamado de padre. Como devo chamá-lo?  
A essa altura a cachoeira já estava tomada de gente que rumaram pra frente da delegacia.  Num piscar de olhos estava tomada de gente querendo conhecer o casal de lobisomem.  O delegado disse as seguintes palavras:
- Bom padre, não temos alternativa para garantir sua vida.  Teremos que tirar o casal pela porta dos fundos esta madrugada e levá-los pra Salvador.
 Chamou o sargento Josadilson e mais dois Praça .
- Vão lá fora e mandem todos irem pra suas casas que às nove horas vamos apresentar o casal ao povo da cidade.
 Dispensaram todos, rumaram pra casa, mas aquele final de noite ninguém dormiu na Saúde todos ficaram acordados só comentando os últimos acontecimentos.  Mal o dia amanheceu e a frente da delegacia já estava tomada de gente.  Queremos ver o casal de perdidos, vocês podem voltar pra suas casas que o casal  já foi transferido pra Capital.  Como podem ver não tem ninguém na delegacia.
Tinham uma meia dúzia de beata mais exaltada que gritava: - vocês não tinha o direito de tirarem a nossa chance de escorraçar aqueles perdidos!
-Quando fizeram isso?
-Quando chegamos da cachoeira o delegado mandou Chico coxilhão e o Zé mão grande na casa paroquial, pegou um trocha do padre pasaram na casa da Clotilde fizeram o mesmo e voltaram à delegacia.  Já estava tudo em silencio, colocaram o casal em um jipe e rumaram pra Salvador.  Chegando à capital Baiana cada um tomou destino diferente, Clotilde Werneck foi pra Santo Amaro da purificação . De início foi morar com uma tia sua em uma casa de repouso as margens do rio Subaé. Até hoje nas noites de lua Clara vai ao rio tomar banho mesmo com suas águas poluídas com chumbo da cobrac,companhia Brasileira de chumbo. Ela faz questão de mergulhar nas águas só pra ouvi os uivos do seu saudoso lobisomem padre Landoldo Castro, já o vigário se refugio uns meses na casa do bispo Riquet Blank em Salvador depois tomou outro  destino. As últimas noticias dele era    que estava na Freguesia de Jeremoaba Nordeste Baiano morando em um casarão no largo da matriz na cidade de Jeremoaba.  Já desta feita parecido um verdadeiro lobisomem barbudo, cabeludo,  corcundo todo mal engendrado não quis mais se aventurar com suas paroquianas, está cumprindo os votos de castidades hoje se chama padre Lindolfo Castro, mas parecia ironia um homem com nome assim que tinha feito voto de celibato estava mais para tarado do que pra castro. JJ Venâncio Ferraira Filho, este sim é um empresário bem sucedido no ramo da construção civil e mora em São Paulo, mas todos os anos vai a cidade da Saúde renovar os laços fraternos com seu povo e rever a família Gramacho!
Como os senhores e senhoras podem ver já naquele tempo havia uma grande diversidade de gente vinda de todos continentes ao sertão Baiano em busca de riqueza, ouro e diamantes.
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 03/03/2014
Alterado em 22/01/2018
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras