Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


DESPERTAR NO SERTÃO
Hoje foi minha primeira noite no sertão, depois de 20 anos longe do meu sertão estou de volta, ao meu sertão, eu acordo às 5h30min da manhã, abri a janela do meu quarto dei de cara com o sol, estava lindamente trajanda um  manto vermelho incandescente, sorrindo para mim, com seus raios dourados, às 6 horas já estava brilhando no horizonte os pássaros  já despertos cantando as graúnas sobrevoando a copa do juazeiro, os cabritinhos querendo mamar nas suas mamães, os galos paquerando as franguinhas, olhei para os matos estavam todos retorcidos. Eu fiquei parado diante daquele cenário desolador imaginando o que poderia fazer para alegrar  o velho sertão, estava vestido de um manto cinza escuro chamuscado de fogo, esse provocado pelos raios do sol, tive uma ideia de dar um bom dia  para o pai do sertão.
Tudo bem com você?
Bom dia, está tudo bem comigo e com você filho amado?
-Ah está tudo bem!
Quem é você meu filho amado? Não mora aqui?
- Não pai sertão, estou moro em outro lugar muito longe daqui, mas brevemente estarei definitivamente aqui papai sertão para contemplar sempre sua beleza, sua natureza incrível, exuberante, quero ver a primavera chegar, a beleza das flores é muito gratificante, ver meu pai sertão florescendo todo colorido, ver a explosão de alegria dos sertanejos, está é a sua essência, você é maravilhoso quero acordar com o clarão da aurora presente no horizonte o nosso amigo sol incandescente sorrindo para mim todas manhã.
Você deve estar impregnado nas minhas veias. Ah papai sertão por alguns instantes pensei que você estava morto, seus cabelos estão todos retorcidos, ressequidos, queimados pelos raios do sol, sem vida com aspetos de mortos?
-Não, estão todos muito vivos, eles ficaram assim Para desviarem dos raios do nosso amigo sol que está  cada vez, mas abrasante, escaldante.
- Está sentido cheiro de fogo queimando nossa pele, ou seja,casca folhas secas?
  Estão com aspetos de mortas, já cedinho o sol vermelho incandescente fiquei olhando, contemplando o sol, percebi no horizonte nuvens brancas como uma pluma de algodão. Aquela manhã o sertão estava triste, quase morto, de de sede repente tudo se transformou, as nuvens brancas ficaram azuladas carregadas da tão sonhada água, uma chuva torrencial  caiu sobre o sertão durante todo o  dia a chuva caiu sobre o sertão. Foi um dia memo
rável. Era um silêncio quase absolut
só se escutava os gemido do trovão é o vento rugindo,o barulho da chuva nos telhados das casas, veio a noite juntamente com a mesma alegria, o coaxar dos sapos, o ronco das cachoeiras gemendo.é cantando milagre da natureza chegando ao sertão!
As tão sonhadas águas deslizando por sobre as pedras, descendo às cachoeiras, devassando os mais profundos segredos do sertão, levando à fertilidade das águas, o planalto da serrinha inundando. Toda a terra, a mais esplendorosa alegria ao sertão levando contentamento, esperança, a certeza de dias melhores em cada lar sertanejo já poderia sentir o cheiro da terra molhada, às águas penetrando nas profundezas da terra rachada antes pelo sol abrasador, agora gemendo de alegria.
 Não conseguia dormir, meu coração pulsava de alegria, não via a hora de amanhecer para contemplar a beleza daquele sertão, podia sentir a brisa suave da madrugada, não posso descrever quanta alegria, os bezerros mugindo no curral ao lado da casa em que eu dormia Foi uma noite memorável, na manhã seguinte os sertanejos todos cantarolando mais parecia que eu estava em um teatro a céu aberto escutando uma sinfonia de Beethoven com uma infinidade de pássaros, cantado todos ao mesmo tempo, os sertanejos também cantarolando  nos cominho nas veredas, todos prontos para semeares as sementes no chão agora molhado pelo líquido da vida, depois daquela noite a tristeza foi substituídas pela alegria ! Alegria! Explode em uma diversidades de cores, à tristeza foi substituída definitivamente  pela alegria grito dos sertanejos ,aquela manhã era toda repleta de contentamento, foi marcante em minha vida, presenciei a transformação do velho sertão ,  mais uma vez definitivamente quero ficar para sempre neste lugar  que num ritmo acelerado se transforma em um jardim ostentando as mais  belas diversidade de flores, pássaros, sapos coaxando, os beija-flores voando de flor em flor  e as abelhas em um bailado incansável sugando néctar das flores para fazerem mel para adoçar definitivamente  a vida dos sertanejos!!!


{ IMAGEM DO GOOGLE }
 
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 15/10/2013
Alterado em 25/12/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras