Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


HOJE O PRIMEIRO DIA SEM PAULO VANZOLINI!
Em 25 de abril de 1924, nascia Paulo Emílio Vanzolini, (São Paulo, 25 de abril de 1924 a 28 de abril de 2013). Neste dia 28 de abril aos 89 anos, vítima de uma pneumonia a ciência perdeu, o samba perdeu, o Brasil, todos perderam.
Perdemos um cientista de nome renomado, internacionalmente conhecido no meio da ciência, mas também nas rodas de samba, era um intelectual da ciência. Um dos ícones da música, do samba, canção dos clássicos, como ronda e levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Todos os cantores que gravaram suas canções fizeram sucesso. A voz do poeta foi embora, mas suas canções ficaram eternizadas no DNA dos brasileiros. Morre o homem, fica seu legado, o maior deles, o caráter de suas obras boas, no seu caso, todas boas. A zoologia, a ciência que estuda os animais, ele dedicou os seus melhores anos de sua juventude nos laboratórios das Universidades em que trabalhou como pesquisador deixa grandes pesquisas no campo da zoologia da U. S. P. Mais tarde se tornaria um dos cientistas, sambistas, erudito e genial. Com o parceiro Luiz Carlos Paraná, compuseram os samba,  canção como ronda,  volta por cima e tantas outras famosas.
Composição de uma dupla de compositores das músicas mais cantadas, principalmente pela saudosa Maysa, que interpretava roda como ninguém, jamais alguém conseguiu superá-la. Para ser doutor nos estudos, estudou nas melhores universidades, mas para ser sambista, só foi preciso frequentar as rodas de sambas da boate Jogral do seu parceiro Luiz Carlos Paraná dono de uma grande e suave voz eterniza roda. Quem é o boêmio que não o conhece? Esta linda canção foi eternizada na voz da insuperável MAYSA.  Vários outros cantores gravaram, mas a voz dele era única. Superá-la jamais, mas desfrutar deste ícone é sempre um grande prazer. Uma das vozes mais bonitas, músicas do cancioneiro brasileiro, composta pelo já saudoso Paulo Vansozini, neste domingo uma pneumonia calou sua voz, levou sua matéria, mas nos deixou suas canções eternizadas em nossos corações. O saudoso Jamelão também nos brindou com uma linda gravação de ronda. Caetano e tantos outros cantores de renome nacional gravaram suas músicas, mais de setenta músicas, era um verdadeiro poeta. Todos os cantores queriam gravar suas composições. O Brasil está de luto, menos um poeta, menos romantismo, mais pobre poeticamente o mundo ficou, o samba está de luto, a ciência mundial também está de luto, perde um de seus filhos mais ilustres, ele nos deixou, mas sua canção estará gravada em nossas mentes, seus trabalhos científicos estarão  sendo analisados pelas gerações futuras.  Constantemente Paulo Vanzolini frequentava diversas universidades para tornar-se um pesquisador de renome, para torna-se um sambista frequentou as rodas de sambas do bexiga. Era um parceiro de todas as horas, um cientista por formação, sambista por paixão. Paulo, descanse em paz, que ficaremos fazendo as rondas em todos os lugares deste  Brasil, onde tiver um boêmio lá estaremos cantando suas canções.  Bar Brahma da Avenida São João é um lugar favorito da boemia paulistana. Esta segunda-feira estava triste com sua partida, Paulo, Avenida São João nuca mais ouvirá seus passos,  mas sua voz estará sempre ecoando em todos ouvidos, que passarem pela esquina mais famosa de Sampa. Como diz o Caetano Veloso, alguma coisa acontece em meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João. Alguma coisa vai continuar acontecendo em nossos corações quando cruzamos a Avenida Ipiranga e a Avenida São João, continuaremos ouvindo Ronda e tantas outras músicas  lindas, clássicos, ícones.  Você deu a volta por cima valeu, Paulo Emílio Vanzolini obrigado!!!
São Paulo25 de abril de 1924 a 28 de abril de  2013+
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 11/05/2013
Alterado em 06/08/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras