Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


PARANAPIACABA O SÍMBOLO DO DESCASO DOS GOVERNANTES DE   SÃO PAULO COM O PATRIMOMÔNIO HISTÓRICO!
PARANAPIACABA A  INGRATERRA PERDIDA NOS TRÓPICOS.

Paranapiacaba é lugar de ``onde se vê o mar ´´na língua do Tupi Guarani. 
O nome refere-se a um ponto da serra do mar onde se pode avista o mar.
Esta era a visão que tinham os Índios Guaianas,Que passavam por ali.
Depois de subir a serra do mar rumo ao planalto.
  Hoje 26 de setembro de 2021, Depois de 51 anos voltei,Com o meu mestre do pedal Arnobio Nóbrega do grupo proativo ,Jefeson,Adriano,Sidney,Claudete, e a Clarinha,encontramos uma cidade fantasma,nossa história  sendo comida pela ferrugem,por incapacidade administrativa dos nosso governantes,Não são capazes de preservar a nosso memória,já foi um cartão postal,hoje é um monte de ferro retorcidos em ferrujado,muitas casa em estado lastimável,Em estado avançado de deterioração,toda vila dos ingleses,está sendo corroídas pela ferrugem,as casa foram constrida com pinho de riga  madeira de lei,inportada da inglaterra,casas em péssimo estado de conservação, uma  destruição total,tem casa comercial fucionando  sem nem uma condição de fucionamento,O predio onde funcionou o segundo cinema do Brasil,O cine centre lyra da serra,Tmbém está deteriorado em  péssimo  estado de consarvação,Este  lugar que era lindo,encontrei  seriamente abandonado, tanto pela Prefeitura Municipal de Santo André, quanto pelo Governo do Estado e Federal, ou seja, nenhum dos três poderes se preocupam com a memória de uma estrada que trouxe tanta riqueza para este país.  É muito triste ver que há tanta destruição de um lugar que já foi pujante para a exportação do café brasileiro.  Segundo Aristides Lobo “O povo está assistindo bestializados, sem compreender a destruição de nosso país, não é só o patrimônio físico que está sendo deteriorado, mas também o patrimônio moral, político e social e cultural.”

Em mil novecentos e setenta eu tive o privilégio de descer essa serra, era uma aventura. Nessa época era uma viagem glamurosa. Eu não tinha a menor ideia de que aquela maravilha estava condenada a acabar corroída pela falta de zelo com o patrimônio histórico e cultural.
Infelizmente os nossos políticos que deveriam zelar pela história de nossa pátria ,não estão preocupados com o patrimônio cultural e nem com o povo da Vila de   Paranapiacaba, um bairro construído para abrigar os operários da empresa São Paulo  Railway.  Esta empresa foi muito importante, não só para são Paulo, mas para todo o Brasil.  Essa vila já foi um lugar muito bem frequentado, com cinema, salão de baile, clube de futebol, casas comerciais, escolas e hoje só restam ruínas.  A população está aguardando verba do Governo Federal, para recuperar a sede do clube dos operários.
Foi por meio dessa companhia que o futebol chegou ao Brasil, o Charles Willian Miller, era filho de um importante diretor da empresa, em uma de suas viagens a Inglaterra ele trouxe as primeiras bolas de futebol para o Brasil, e com elas introduziu oficialmente o esporte na cidade de são Paulo.  Assim, foram montados dois times de futebol, o dos ingleses, funcionários da companhia de gás, junto com os funcionários da São Paulo Railway, da qual Miller fazia parte.  O primeiro jogo de futebol no Brasil acontece em 1895, na rua do Gasômetro na qual o time de Charle Willian Miller venceu por 4x2.
Se existisse um pouco de vontade por parte do Governo do Estado e do Município e dos administradores da ferrovia eles poderiam reativar o sistema funicular para o turismo.  Seria simplesmente fantástico para os amantes da natureza e da história, principalmente para os estudantes e historiadores.  Mas o sistema está sendo corroído pelo descaso dos governantes, o sistema está pronto, era só pôr para funcionar.  A parte mais cara da estrada já está construída, os viadutos e os túneis.  Só falta boa vontade e amor ao patrimônio público brasileiro.
Eu tive o prazer e o privilégio de conhecer a Velha Estrada em 1970, viajei para Santos, era uma aventura, uma serra com uma paisagem  exuberante, era bem cuidada, quando terminou a concessão da São Paulo Railway, a companhia foi entregue ao governo brasileiro em perfeitas condições de funcionamento, Esta história começou com o visionário Irineu Evangelista de Souza, o barão de Mauá, começou a construção da estrada de ferro Santa Jundiaí.
No dia 16 de fevereiro de 1867 foi inaugurada a the são paulo RAILWAY(SPP). A primeira estrada de ferro em solo paulista,Aferrovia qeligava o porto de santos até Jundiaí,Que hoje trafega trem de carga e as linhas 7- rubi e 10- turquesa da CPTM.

EM 2014 VILA DE PARANAPIACABA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Unesco inclui a vila na lista indicativa:candidatura deve ser apreciada pelo comitê Mundial em reunião a ser realizada em junho,

no catar.
     PONTO DE INTERESSE HISTÓRICO E TURÍSTICO DA VILA DE PARANAPIACABA

1Igreja Sr.Bom Jesus de Paranapiacaba 2Cemitério 3 relogio da estação 4estação-trem turístico 5 ponte-passarela metálica

sobre a ferrovia 6 museu funicular 7 largo dos padeiros 8 CDARQ-centro de documentação em arquitetura e urbanismo

9 pau da missa 10 viradouro 11casa fox-casa da memória12 padaria do Mendes 13 soc.Recreativa Lyra da Serra 14 Locobreque

15 mercado 16 Musseu castelo 17 clube união lira Serrano 18 centro de visitantes pque nascente de paranapiacaba 19 reservatório SPR-acesso ao parque nascente de paranapiacaba 20 campo de futebol U.L.S. 21 Ruinas do Serrano Athletc Club

22Galpões Ferroviários 23 Antigo Hospital 24 Trilhas  Monitoradas,estes são os pontos turístucos da cidade de paranapiacaba. É uma pena que não são bem cuidados como deveria ser,mais há um ano atraz estava pior,a cecretaria de turismo da prefetura de santo andre,resolveu reformar parte do patrimônio histórico e cultural  da vila da paranapiacaba,antes tarde du que nunca.
FONTE DE PEQUISA GOOGLE



























 

Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 05/10/2021
Alterado em 06/08/2022
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras