Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


A PEDRA DO ELEFANTE, A PÉROLA DE RIBEIRÃO PIRES
 Um levantamento preliminar indica que a Pedra do elefante foi descoberta  na década de 1950 por Valentino Redivo.Quando das atividade de prospecção decorrenteda pedreira da quarta divisão,no morro da suindara,na Quarta divisão,na divisa de ribeirão pires com suzano,Ele não permitiu que a rocha fosse dinamitada, inicialmente chamada de “Pedra Grande”. A rocha ganhou o nome de “Elefante” por sua forma semelhante à de um paquiderme e está localizada no alto do morro da Suindara, ou seja, Serra da Coruja-de-Igreja.  Na minha terra - o Ceará essa coruja é conhecida como Rasga Mortalha.  Quando ela passa voando por cima de uma casa que tem uma pessoa doente, todos ficam ouriçados com meda da morte, inclusive o coitado do doente sabe que está com as horas contadas, é assim que o povo crê no Nordeste.
A pedra do elefante está a 977,7 metros acima do nível do mar, na divisa de Ribeirão Pires com Suzano, Mauá (Vale do Tamanduateí) e em parte da Zona Leste de São Paulo. A rocha está inserida em uma área de Mata Atlântica, cercada por mananciais, e se configura como um grande bloco exposto no terreno de morfologia homogênea e sem fraturas. pode-se avista um considerpavel paisage presevada,Ela é um ótimo lugar para os amantes do ciclismo, do rapel e outros esportes.
Convidamos todos os ciclistas a irem conhecer a Pedra do Elefante, é um lugar com uma vista fantástica, um clima de serra ameno, nem parece que é praticamente um bairro da capital.
Hoje, domingo, 30 de agosto de 2020, o dia amanheceram sorridente para os amantes dos esportes. O sol está sorrindo no horizonte, eu e meus amigos também sorrimos para nossas bicicletas e pedalamos rumo a Santo André.  Lá encontramos o pessoal do grupo Proativo, Sidney, Airton, Ivison, Eduardo, Jeferson, Adriano, destaque para as irmãs Clara, e a Claudete, as musas do ciclismo. A primeira pedalada é a mais longa delas.  Saímos às 6:30 já estamos pedalando com destino a Pedra do Elefante, no extremo da Zona Leste. Eu com meu amigo Arnobio Nóbrega, meu mestre do pedal, fomos pra Santo André encontrar com o pessoal da firma, eles trabalham em uma renomada metalúrgica, localizada em São Bernardo do Campo, nos encontramos na Avenida Perimetral, e seguimos em frente, em busca da nossa aventura. O lema do nosso grupo é: “um por todos e todos por um.
O maior desafio não são as subidas íngremes, mas sim os motoristas mal-educados que não respeitam os ciclistas, sem contar com as ruas esburacadas. Os ciclistas geralmente são pessoas do bem, amantes da natureza, solidários, uns com os outros, mas assim como qualquer outro grupo há sempre uma exceção,
Pontos turísticos oficiais de Ribeirão Pires

Capela de Nossa Senhora do Pilar, erguida em 1714;
Mirante de Santo Antônio, 1974,
 Parque Municipal Milton Marinho de Moraes;
Mirante de São José: erguido a 801,4 metros acima do nível do mar;
Parque Pérola da Serra; inaugurado em março de 1987;
Gruta da Quarta Divisão;
Vila do Doce (atual complexo turístico Vila do Doce);
Centro de exposição e história Ricardo Nardelli;
Casa de Campo de Oswaldo de Andrade, no sítio Boa Sorte

 
 
O OBSERVATÓRIO COMENTA ALTA DE 64%PORCENTO O NÚMERRO DE OBITO ENTRE CICLISTAS NO TRÂNSITO NA CIDADE DE SÃO PAULO EM 2019
Subiu 63,6% em 2019, conforme dados do sistema de informação do (Infosiga). O observatório nacional de segurança Vitória foi uma das entidades ouvidas pela reportagem DO PORTAL TERRA.
          A bicicleta já completa 203 anos e uma grande parte dos motoristas ainda não se deu conta que entre o carro e uma bicicleta, a parte frágil é a bicicleta, mas alguns teimam em não respeitarem os ciclistas, não se dão conta que quando estacionam seus carrões, eles são pedestres também. Os governantes deveriam construir ciclo faixas, ao longo das avenidas, para facilitar e incentivar o uso das bicicletas, desafogar o trânsito, dar mais qualidade de vida ao povo. É um esporte fascinante, já está provado que quem pratica qualquer tipo de esporte tem mais saúde e qualidade de vida.  Na Holanda tem incentivo para os funcionários que usam a bicicleta para irem ao trabalho, os jovens amantes da prática de esporte não se envolvem com drogas,          
HOLANDA O PAÍS DAS BICICLETAS
Sendo a população de quase 17 milhões de habitantes, a Holanda é a líder deste ranking, a cada 10 pessoas, 09 utilizam a bicicleta como meio de transporte, seja para o trabalho ou para o para o lazer, por isso, é considerado o país dos ciclistas.
 
 
A RODA PARA ANDAR
Em 1817 alemão Karl Von Drais inventou a roda para andar. O Barão Karl Von Drais era, na realidade um guarda florestal, mas com enorme talento para Física e Matemática. Algumas de suas invenções continuaram sendo desenvolvidas por outras pessoas, como o “carro sem cavalos”, que mais tarde se desenvolveria no trole.  Seu invento mais importante foi a precursora da bicicleta, a “drisine”, que chamou de “máquina de andar”.  
A Pedra do Elefante faz parte da história do grande ABC e ajuda a incentivar o ciclismo turístico, além de apresentar uma natureza exuberante, pois faz parte der uma das reservas de Mata Atlântica. O céu e o vento são uma atração à parte. Em cima da pedra podemos contemplar a exuberante natureza, pode-se aprender sobre a história da rota do ecoturismo do grande ABC.
Quero agradecer primeiramente a DEUS, pela minha saúde, e ao visionário Valentino Redivo, que não permitiu que implodissem a Pedra do Elefante.  Agradeço também ao Alemão Karl Von Drais, que inventou a bike e ao meu amigo mestre Arnobio Nóbrega, que me convidou pra conhecer a Pedra do Elefante, que é um lugar incrível, fascinante, aconchegante, quero sempre visitar esse lugar.  Ele e uma amante do ciclismo, vai ao trabalho sempre de bike, por isso, muito obrigado mestre.
CURIOSIDADES SOBRE A BICICLETA
O primeiro velódromo do Brasil, foi construído por Viridiana da Silva Prado em 1875. Foi construído onde hoje fica a Praça Roosevelt na Consolação.  Dona Viridiana da Silva Prado, foi uma mulher visionaria! 
(FONTE DE PESQUSA GOOGLE E DIARIO DO GRANDE ABC).





 

Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 26/07/2021
Alterado em 21/04/2022
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras