Título do Site

Frase preferida, slogan, frase de efeito

Textos


A MINHA TRAJETORIA ESCOLAR NO CÉU DE SÃO MATEUS EM UMA TARDE DE 23 DE ABRIL DE 2008 FOI ATARDE DA MINHA REDENÇÃO...

Primeiramente eu agradeço a DEUS por ter me permitido chegar ao fim de mais essa trajetória de minha vida, coroado de hesito, pois foi só o começo de quatro anos bem sucedido, teve vários colegas que começaram comigo e ficaram no meio do caminho.
Eu tinha muita vontade de estudar mais tinha vergonha por causa da minha idade, mas aquela tarde inspirado por Deus fui a secretaria da escola CÉU São Mateus, encontrei-me com a professora Inês, relatei minha situação, ela perguntou pelo meu histórico escolar, mas eu nunca estudei em uma escola, portanto não tinha esse documento. Ela chamou a professora Rita, depois trouxeram uma folha de papel com alguma coisa escrita sobre o carnaval carioca, “era uma provinha”, respondi aquilo com as minhas mãos tremulas como se fosse um vestibular da USP.
Com o resultado me matricularam na quarta serie, com a professora
Maria Inês.
Na noite seguinte às 7 horas já estava lá, quando abriram o portão eu subi aquela escada como se tivesse subindo a rampa do palácio do planalto em Brasília, não sentia as minhas pernas de tanta alegria. Entrei na sala de aula todo tímido, a professora Maria Inês me apresentou a classe, - Este é o senhor Antônio um novo colega de vocês.
A primeira noite foi marcante só olhava para a lousa, não tinha coragem de olhar pra ninguém.
Nas noites seguintes fui me entrosando com os colegas, aí foi só alegria. A professora era muito legal e atenciosa, não tive muita dificuldade em me adaptar a nova vida escolar.
Com a professora Inês viajamos pelo mundo das fabulas e folclore.
O primeiro ano se passou rapidinho, a minha etapa com a professora Inês terminou. Começa então uma nova etapa com os professores, Homero de história, tivemos muitos momentos lúdicos com suas aulas de conhecimento gerais, era muito interessante, fomos de Tiradentes à era Vargas a JK. Com Talvani de geografia, viajamos pela a serra da Borborema, pampas gaúcho, tundas geladas, floresta coníferas, pelos paralelos e meridianos até o de Greenwich,era um turismo fascinante. Com o Amaral de matemática, tinha umas aulas com tangran, um jogo legal, passeamos pelas regras de três. Com a professora Gizele eventual de matemática, compramos uma bicicleta, para pagar em 5 prestações de 48,00 reais, quanto pagaremos? R:240 reais. O Reginaldo de português, “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, a Tereza de ciência, com ela viajamos por marte o planeta vermelho e alguns planetas como uranio o gigante gelado, pelo complexo de golgi. Teacher Célia de inglês, estudamos, tentamos apreender a língua do tio Sam. Gustavo eventual com seus projetos de concentração e desconcentração industrial de São Paulo, o centro industrial do país. Sérgio eventual de matemática, Sérgio de artes, começamos com o dia do estudante, passamos pela semana do folclore ao Abaporu da encantadora Tarsila do Amaral. A professora Rosineide a paranaense de Maringá era ética pura, ah que saudades das suas aulas! a senhora com seu jeitinho angelical.
Na quarta, todas as vezes tinhamos aulas de educação física, a professora nos levava para uma quadra de futebol de salão, ela colocava uma música infantil, ♪ escravos de Jó jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá... Era uma aula linda, momentos lúdicos, momentos mágicos, eu me sentia uma criança de 9 anos, dávamos muitas risadas, mas sempre tem os do contra, ficavam reclamando, ai tiraram as aulas de educação física.
Na escola denominada de CÉU é um verdadeiro céu mesmo
lá sim tem professores comprometidos com a aprendizagem dos alunos no projeto EJA, escola de jovens e adultos.
Lá nos sentíamos cidadãos, éramos tratados com dignidade pelos professores e a diretoria, na secretaria eramos atendidos pela professora Rita, sempre disposta, pronta a nos ajudar a cada um que a procurasse.
A nossa formatura da oitava, foi uma noite marcante, foi no teatro do CÉU, estava repleto de convidados, nós os formandos, cantamos o hino nacional Brasileiro, foi um momento mágico e lindo, depois do hino eu tinha uma participação, agradeci a presença de todos meus professores e dediquei meu diploma a professora Maria Inês, ela estava passando por um momento delicado de saúde, mas fez questão de comparecer, juntamente com seu filho que tinha acabado de chegar da Espanha, fez questão de vir com sua mãe e seus avós, foi uma presença marcante e emocionante, a final de contas tudo tinha começado através dela, ficou radiante de alegria. Me agradeceu, eu fiquei muito emocionado, quando terminou toda a cerimônia da formatura, a mãe da professora Maria Inês conversou comigo, muito emocionada me agradeceu por eu ter feito questão da presença dela na formatura, me senti gratificado com o lindo sorriso dos seus pais, um fraterno abraço.
Minhas três irmãs Eunisse e Nazaré, que também são professoras e a Terezinha me fizeram uma supresa fantástica, compareceram na formatura da oitava série, muito obrigado! Diretor Reinaldo, um diretor com letra maiúscula, humano, amigo dos alunos, atencioso com todos, também com este time de assistentes de direção, ele está bem assessorado, parabéns senhor diretor! Elzilaine, Telma, Coordenadores pedagógicos:
Claudete, um amor de pessoa, muito querida por todos, uma verdadeira mãe dos alunos, carismática, uma Super Mulher! Valdemar, Inspetores: amável atencioso Luís, um amigão, compreensivo com os atrasados, não deixava alunos fora da escola, Elaine uma amiga inestimável.
Eu quero externar meus agradecimentos ao senhor diretor José Reinaldo Pereira, e a senhora Claudete Vieira da Silva, coordenadora pedagógica e a professora Rosineide M.Cabral Oliveira professora de Ética e a todos os professores (as) DO CÉU EMEF JARDIM DA CONQUISTAII.
Quero que todos saibam que foram os melhores anos de minha vida, aos que estudaram comigo, tivemos muitos momentos lúdicos, como as peças no teatro do CÉU, a peça teatral que assistimos no teatro abril cultural, o musical Cats que a cantora Paula Lima, era a Grizabella uma felina belíssima com uma voz exuberante! Um musical lindo, chiquérrimo, encantador, foi uma noite memorável, todo elenco fantástico, a cantora Paula Lima estava exuberante, inesquecível, memorável, fomos com os professores Amaral, Sérgio e a professora Vera.
Até hoje ouço as músicas da peça, foi linda, gratificante, magistral, inesquecível, tenho muitas saudades da festinha memorável de final de ano, dia dos professores era muito animada, à todos um forte abraço fraterno!! Muito obrigadooooooo
o!!!!

``O PROFESSOR DISERTA SOBRE
PONTO DIFÍCIO DO PROGRAMA UM ALUNO DORME
CANSADO DAS CANSEIRAS DESTA VIDA,
O PROFESSOR VAI SACUDI-LO?
VAI  REPREENDE-LO ?
NÃO
O PROFESSOR BAIXA A VOZ
COM MEDO DE ACORDA-LO´´

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
 
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 14/09/2013
Alterado em 17/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras